A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, executa na cidade uma obra de substituição e modernização de redes de água no Jardim Bom Retiro. A intervenção, que tem avanço de 56% no cronograma de trabalho, faz parte de um programa da empresa para ampliar e modernizar o sistema de distribuição de água do município.
No total, aproximadamente três quilômetros de tubulação já foram trocados nas ruas José da Costa Braz, Possidonia, Vinte e Sete, Vinte e Oito, Eduardo Carlos, Maria Zezinha Diniz, João Antônio Soares, Manoel Vitor Diniz, Maria Conceição da Rocha Ferraz, totalizando 346 novos ramais de água nos novos trechos, que se encontram em espera. Ao todo, 5,4 quilômetros de redes serão substituídos, além de 750 ramais, com o objetivo de melhorar o abastecimento local e reduzir as manutenções corretivas nas tubulações de ramais do bairro, beneficiando mais de 50 mil pessoas da região de Área Cura.
A nova rede a ser instalada será de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) e DEFOFO, a depender do trecho. Ambos os materiais são mais resistentes e com baixo efeito de incrustação. Além disso, são de fácil manuseio e instalação e têm alta durabilidade.
É importante reforçar que a nova rede entrará em operação somente após o término da obra, pois deverá passar por teste de estanqueidade para garantir que não há perdas no novo trecho e, logo na sequência, pela lavagem e cloração para desinfecção e posterior liberação.
Após a liberação de todas as etapas mencionadas, a rede antiga será completamente desativada, bem como os antigos ramais. Neste momento, as residências migrarão para os novos ramais que estarão em espera.
Além da modernização das redes e ramais, o projeto contempla a setorização do bairro, recebendo a instalação de um macromedidor para a criação de um novo Distrito de Medição e Controle (DMC), pelo qual as redes específicas são designadas para abastecer cada região do município. Isso permite uma melhor gestão e controle na distribuição.
O macromedidor por sua vez, é um equipamento que, quando instalado em ponto estratégico da rede de abastecimento, permite uma avaliação precisa entre o volume de água produzido e o consumido, auxiliando na detecção de vazamentos.
No momento, a concessionária realiza a troca das tubulações em outro ponto da Rua Augusta Diogo Aiala. Os trabalhos ocorrerão ainda nas ruas Raimundo Alvez Diniz e José Vedovatto.
Para a realização do serviço, as equipes atuam sempre das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. A previsão é que a obra seja concluída no primeiro semestre de 2024.
Durante o período de obras, o quarteirão onde a equipe estiver atuando ficará totalmente interditado e a liberação ocorrerá sempre ao final do dia. O local será devidamente sinalizado, mas a concessionária solicita a atenção de motoristas e pedestres ao circularem pelas vias em obra.
“A proposta da concessionária com a troca das redes é atuar diretamente na modernização das tubulações e na redução das ocorrências de vazamentos e, desta forma, assegurar a disponibilidade de água para o bairro e garantir a qualidade, ao mesmo tempo que buscamos reduzir o índice de perdas da cidade. O plano de substituição de redes influencia diretamente na redução de perdas de água do município. Com o novo material, as perdas são praticamente eliminadas pela redução do número de vazamentos nas tubulações”, destaca a gerente de operações Viviane Moraes.
A concessionária informa que, de acordo com as condições climáticas, o cronograma de trabalho pode ser reduzido ou prorrogado.
Oscilação no abastecimento
Durante a execução dos serviços, os imóveis localizados no quarteirão onde a equipe da BRK estiver trabalhando podem ter oscilações pontuais no abastecimento de água. A previsão é que, sempre no final das tardes, o fornecimento seja regularizado.
Adicionalmente, a concessionária está distribuindo material impresso informativo sobre a obra para conhecimento e programação dos clientes antecipadamente.